fbpx

Realidade Virtual em Portugal

A realidade virtual em Portugal está ainda no seu início, mas, para além de várias empresas a desenvolver serviços e programas, começam a existir várias opções de entretenimento.

Porque, convenhamos, a maior parte das pessoas pensa na realidade virtual como uma forma de ter experiências de jogos únicas!

Assim, com mais ou menos diferenças, estas opções são, na prática, salões de jogos ou arcadas, mesmo que tenham focos diferentes entre si.

Ficam então aqui as várias opções (do nosso conhecimento) disponíveis no país neste momento.

Virtua Fun – www.virtuafun.pt

Começamos por nós próprios, claro! Somos um pequeno salão de jogos de realidade virtual no centro histórico de Odivelas, às portas de Lisboa e perto também da Amadora e de Loures.

O Virtua Fun foi criado para dar a conhecer esta nova tecnologia e para dar mais uma opção de aventura e adrenalina às famílias odivelenses para passarem os fins-de-semana. Temos vários jogos disponíveis, para todas as idades, desde os mais pequenos com 6 anos até aos mais graúdos.

Mais recentemente, e devido à procura, começámos também a fazer eventos e festas de anos, que podem ser no nosso espaço ou fora!

Zero Latency – www.zerolatencyvr.pt

Uma das experiências mais impressionantes de realidade virtual! A Zero Latency, que se encontra no Dolce Vita Tejo, possibilita andar dentro da realidade virtual, seja a matar zombies (para além do já existente, sai um jogo novo no início de março 2019), a disparar contra robots ou à procura do caminho.

Para além dos cerca de 200 m2 que constituem a parte principal da Zero Latency, o espaço tem também salas para receber eventos e, à entrada, quatro simuladores de corrida futurista (dois de carro e dois de motos) e um simulador para dois jogadores de experiências como sejam montanhas-russas ou viagens. Estes simuladores incluem movimento, tornando as experiências mais imersivas – o simulador para dois jogadores, no entanto, é para quem não tem tendência para o enjoo!

Como foi a experiência e o local que inspiraram a existência do Virtua Fun, a Zero Latency tem um lugar especial no nosso coração. Contra si tem o preço algo caro, só se poder jogar a partir dos 13 anos de idade e de não se poder utilizar óculos.

No entanto, é a melhor experiência de realidade virtual disponível em Portugal (e uma das melhores do mundo!) e aconselhamos vivamente pelo menos uma visita! Da nossa parte, estamos em pulgas para o momento em que o Sol Raiders, o jogo que vai permitir duas equipas jogarem uma contra a outra, chegue à Amadora!

Virtual Fun – www.virtualfun.pt

Não confundir com o Virtua Fun (o “l” faz toda a diferença!), já que este é o representante em Portugal da Virtuix Omni, a fabricante das passadeiras omnidirecionais mais vendidas no mundo.

Estas passadeiras (à falta de melhor palavra) permitem ao jogador correr dentro dos jogos de realidade virtual sem sair do sítio. A experiência é totalmente diferente e diminui bastante os efeitos de enjoo que, por vezes, se sentem em jogos de realidade virtual com movimento.

Apesar de a empresa ser a representante deste produto para vendas no mercado português e este ser o seu principal foco, tem um DemoCenter perto da Fundação Gulbenkian onde se pode experimentar as Omni e os vários jogos disponíveis. Novos espaços abrirão no futuro próximo.

O preço não é muito convidativo, apesar de ser mais barato que a Zero Latency, e o efeito de enjoo não é totalmente eliminado devido à maneira como a pessoa se tem que mover (mais a deslizar com sapatos especiais do que a andar), mas são os primeiros no país a apresentarem e-sports em realidade virtual. A experimentar, sem dúvida!

Lostroom – www.lostroom.pt

O Lostroom, localizado em Entrecampos, não é uma arcada de realidade virtual exatamente, sendo antes uma versão inovadora de uma escape room.

A realidade virtual serve também para pegar em conceitos que já existem e transcendê-los, não havendo limites à imaginação. É esta a possibilidade que a Lostroom apresenta, com duas escape rooms alternativas e fantásticas.

Estas escape rooms não só podem ser jogadas em conjunto com mais pessoas, como os óculos de realidade virtual têm um pequeno aparelho que deteta o movimento das mãos do jogador e o transmite para o jogo, tornando impressionante a imersão.

Infelizmente, o grande problema é uma maior possibilidade de enjoo. No entanto, para quem tem um estômago mais forte, esta será, sem dúvida uma experiência a recordar!

Sky Rides – www.sky-rides.com

Inicialmente presente no Alma Shopping em Coimbra, a Sky Rides abriu há poucos meses no Fórum Sintra. Mais recentemente, abriu um novo local no Fórum Montijo.

Utilizando o mesmo tipo de equipamento que o Virtua Fun (Oculus Go), a Sky Rides consiste num simulador de movimento afastado do chão, fazendo com que os utilizadores estejam quase suspensos.

São, como o nome indica, corridas fantásticas e pode-se experimentar com mais cinco pessoas ao mesmo tempo. Neste momento, há quatro corridas à escolha.

Pelo formato da máquina, os movimentos podem ser muito mais pronunciados que os de outros simuladores, tornando as corridas muito mais impressionantes e reais.

As críticas que têm recebido falam pela Sky Rides – toda a gente adora!

9D Portugal – www.9-d.pt

Com um simulador para dois jogadores semelhante ao mencionado em cima na secção sobre a Zero Latency, a 9D está no Amoreiras Shopping Center. Como também referido anteriormente, estas simulações não são para quem enjoa facilmente, mas podem ser uma introdução interessante ao conceito!

Lisbon VR – www.thelisbonvr.com

Apesar de ser essencialmente uma criadora de experiências, a Lisbon VR abre ocasionalmente e por marcação o seu espaço (na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) ao público para experimentar realidade virtual com o HTC Vive, um dos equipamentos de realidade virtual mais comuns no mercado, a par do Oculus Rift. Os preços são convidativos e, para quem nunca experimentou, pode ser uma boa introdução ao tema, especialmente à realidade virtual para o consumidor habitual.

Virtua Play – www.virtuaplay.pt

Ainda não se sabe muito sobre o Virtua Play, sabendo-se apenas que irá abrir no Porto num futuro próximo. Mal haja novidades, iremos com certeza atualizar esta página! Desejamos-lhes sorte e que levem à Cidade Invicta esta incrível tecnologia e forma de entretenimento!

P.S.: Esta publicação foi escrita a partir das nossas experiências pessoais (contendo também opiniões pessoais subjetivas) e através de informação disponível publicamente.

Tivemos a melhor das intenções em querer publicitar o entretenimento de realidade virtual em Portugal a um público muitas vezes ainda desconhecedor de todas as possibilidades desta nova tecnologia. Se representar algum dos estabelecimentos mencionados nesta publicação e notar algum erro fatual, por favor contate-nos para admin@virtuafun.pt e teremos todo o prazer em corrigir o erro.

Se representar um estabelecimento que não foi mencionado, contate-nos pela mesma via e teremos todo o prazer em acrescentar uma nova secção que o contemple!

Top